Opinião

TENDÊNCIAS

TENDÊNCIAS

Diversidade Cognitiva

Existe uma tendência, humanamente natural, para nos rodearmos de pessoas parecidas connosco, a nível de pensamento e gostos. Isto é, aproximamo-nos com maior facilidade de pessoas que pensam e apreciam as mesmas coisas que nós.

A diversidade cognitiva pode ser definida como a presença de diferentes estilos de pensamento, conhecimento, valores e crenças, dentro de uma equipa. Esta diversidade traduz-se na capacidade de expansão dos recursos cognitivos de cada elemento e do grupo em geral.

20.07.2019 | Por André Ribeiro Pires


  PARTILHAR
LinkedIn Twitter Facebook Google+



Pensar Sentir Emocionar 

Encontrar características comuns facilita a interação entre as pessoas e evita conflitos, no entanto é também muito limitador uma vez que não existindo opiniões distintas das nossas, não existindo diversidade cognitiva, também não existe um ambiente desafiador do pensamento.

De um mesmo acontecimento, cada observador perceciona e processa informação diferente porque todos prestam atenção a aspectos distintos, são guiados com mais ou menos ímpeto por cada um dos cinco sentidos e têm diferente capacidade de memorização. Numa equipa, quanto mais diversas forem as perspetivas dos elementos sobre o acontecimento, mais eficiente será a resposta dada à necessidade apresentada. Se numa determinada situação cada elemento apresentar uma óptica diferente, mostrará também alternativas diferentes. Isto traduz-se numa abordagem mais vasta e, por isso, mais completa até se alcançar uma decisão.
Segundo um estudo de Reynolds e Lewis (2017) publicado na Harvard Business Review, equipas com maior diversidade cognitiva resolvem problemas de forma mais rápida. Um grupo de pessoas com reduzida diversidade a nível de pensamento não conseguiu resolver um problema que foi resolvido em aproximadamente 20 minutos por um grupo cognitivamente diversificado.
Se a eficiência é o objetivo final das organizações para a resolução de situações complexas, e que podem até ser um tanto ou quanto incertas, é necessário que as pessoas sejam encorajadas a revelar e desenvolver diferentes formas de pensamento. É necessário que exista um ambiente corporativo em que as pessoas se sintam seguras para partilhar pensamentos e tentar produzir trabalho de múltiplas formas distintas.





Últimas opiniões







ÚLTIMOS EMPREGOS


CONSULTOR PHC

Michael Page Portugal

ENGENHEIRO AGRÓNOMO - MOÇAMBIQUE

Spring Professional Portugal